Laboratórios

P&D > Laboratórios


O LabFabITR possui uma estrutura de laboratórios completa para dar suporte ao desenvolvimento dos produtos na linha industrial e garantir os padrões de qualidade dos ímãs que serão fabricados. São quatro laboratórios voltados à pesquisa de tecnologias de fabricação de ligas e ímãs de terras-raras, além de uma planta piloto dedicada ao desenvolvimento de pequenos lotes, testes de novas tecnologias e otimização de produtos.  


Planta Piloto de fabricação de ligas e ímãs 

A planta piloto possui equipamentos que reproduzem o processo de fabricação dos ímãs em pequena escala. Assim, podem ser realizados estudos por meio da produção de pequenos lotes sem interferir na linha industrial, focando na qualidade e desempenho do material desenvolvido.  


Laboratório de Magnetismo 

Contribuirá para a aferição e manutenção da qualidade dos ímãs fabricados, também funcionando como suporte para novos desenvolvimentos de ímãs de alto desempenho. Por meio de análises e equipamentos como histeresígrafo, fluxímetro e gausímetro, poderão ser verificadas as propriedades magnéticas dos ímãs, tais  como: coercividade (Hcb), coercividade intrínseca (Hcj), remanência (Br), produto de energia máximo (BHmax), fluxo magnético (F), magnetização remanente (M), entre outras. 


Laboratório de Corrosão 

Neste espaço, será analisada a resistência à corrosão dos ímãs e o desempenho dos revestimentos, uma das principais características de qualidade. Por meio de ensaios em câmara de névoa salina, PCT e estresse altamente acelerado (HAST), serão simulados ambientes controlados altamente corrosivos, aferindo, assim, a resistência efetiva dos ímãs em diferentes condições e certificando o atendimento às normas internacionais de ensaios.  

Também poderão ser caracterizados e avaliados diferentes tipos de revestimentos para os ímãs, por meio de medição de espessura, microscopia, fluorescência de raios-x e ensaio de aderência. Serão estudados e desenvolvidos revestimentos adequados para cada aplicação específica que os ímãs serão expostos.  


Laboratório de Análise Elementar 

Neste laboratório, serão caracterizados e avaliados todos os elementos químicos que compõem as ligas e os ímãs. Cada ímã será fabricado com o conhecimento exato dos elementos que o compõem, para que, desse modo, seja desenvolvido um material com composição precisamente conhecida. O objetivo é atingir as propriedades magnéticas e mecânica desejadas, projetando-as adequadamente para cada aplicação.   


Laboratório de Preparação de Amostras e Química 

O laboratório de preparação de amostras, juntamente com a área química, possui uma estrutura destinada a elaboração e preparação de amostras para os diversos testes e caracterizações das ligas e ímãs. Por meio de um ambiente dedicado à preparação de amostras, pode-se contribuir para uma elevada reprodutibilidade e qualidade dos ensaios realizados. Nesse laboratório, também ficarão equipamentos essenciais para caracterização dos tamanhos de partículas dos pós produzidos durante o processo de fabricação dos ímãs.