SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade>


Compromissos com o futuro

Desenvolvimento tecnológico e econômico trazem benefícios à sociedade se aliados à conservação dos recursos naturais. Esta é uma premissa do trabalho do LabFabITR. A equipe do empreendimento está comprometida com a busca permanente por processos e ações que maximizem os efeitos positivos de suas atividades e que reduzam os impactos negativos.

Por isso, o LabFabITR apoia pesquisas em parceria com diversas instituições para o desenvolvimento de tecnologias que permitam a otimização do uso dos recursos naturais. Também disponibiliza para o mercado ímãs que podem ser aplicados para a geração de energia renovável e em motores elétricos eficientes, colaborando assim com a transição para um sistema energético limpo. Para o alcance de uma cadeia produtiva sustentável de ímãs de terras-raras no país, citam-se alguns entraves a serem vencidos.


Desafio da economia circular e reciclagem

A economia circular fornece novas perspectivas para garantir a sustentabilidade dos sistemas industriais. Este modelo tem por princípios diminuir o consumo de recursos finitos, eliminar resíduos das atividades produtivas e manter produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível. Vai além da reciclagem, já que se baseia em um sistema industrial restaurativo e comprometido com a eliminação do resíduo desde o processo de design do produto.

Por meio de estratégias circulares, pode-se obter recursos locais a partir de materiais e produtos pós-consumo. Os resíduos se tornam matérias-primas em novos processos e produtos ou materiais podem ser reparados, reutilizados, ou reinseridos em novos ciclos.

Neste momento, o LabFabITR está focado no desenvolvimento de estratégias de reciclagem ecoeficientes, para garantir a autossuficiência de matérias-primas, contribuindo também com a redução da exploração de recursos naturais.

Os principais desafios do desenvolvimento da reciclagem de ímãs à base de terras-raras são o domínio tecnológico e a viabilidade econômica e ambiental.

Consciente da necessidade e dos impactos positivos das estratégias de reciclagem e de economia circular, o LabFabITR está apoiando pesquisas com foco no mapeamento e gerenciamento de ímãs de fim-de-vida e com o objetivo de desenvolver rotas de reciclagem de ímãs.

Além disso, atualmente, o LabFabITR está desenvolvendo uma linha de pesquisa cujo foco é a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos de seu processo produtivo, em especial, os resíduos da etapa de usinagem.


Metas globais para o desenvolvimento sustentável

O LabFabITR visa contribuir com o alcance das metas globais para o Desenvolvimento sustentável, por meio de:

  • Aplicação dos ímãs na geração de energia limpa
  • Uso eficiente dos recursos naturais
Fonte: Nações Unidas Brasil (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs)

Outras iniciativas do LabFabITR para a sustentabilidade

  • Uso de painéis solares para geração de energia voltada à produção
  • Apoio e fomento a pesquisas sobre reciclagem, sustentabilidade e novas tecnologias
  • Sistema de refrigeração com água em ciclo fechado, visando reaproveitamento
  • Apoio para a formação de mão de obra qualificada no país
Créditos: Acervo Codemge